Conheça 5 vantagens do Linux para Desktop e Servidor

Blog

Conheça 5 vantagens do Linux para Desktop e Servidor

windows-or-linux-for-mining-0001-hero

Os sistemas Linux e Windows dividem a atenção de vários usuários, enquanto alguns preferem o Linux por ele ser mais rápido, estável e seguro, outros preferem o Windows por ter mais familiaridade, ser mais fácil de usar e por ser compatível com a maior parte dos programas e jogos do mercado. 

Porém, o crescimento do Linux tem sido muito consideráveis, e não é por acaso, muitas pessoas estão migrando. Além de ser gratuito, a segurança que ele proporciona é maior comparado ao sistema Windows.

 

Estabilidade

O sistema Linux é conhecido pela ótima estabilidade que ele tem. Ele pode ficar anos sem ter um problema no sistema, e de fato, muitos usuários elogiam o Linux justamente por ele não dar problemas com a mesma frequência o Windows costuma dar.

Para as empresas isso é muito bom, pois tendo um sistema estável não correrá o risco de perder dados importantes devido a um erro do sistema. Outra vantagem é que na maioria das vezes, não há a necessidade de reiniciar o Linux, quase todas as mudanças nas configurações podem ser realizadas com o computador ligado.

Segurança

Um fato que muitos sabem é que o Linux é bem mais seguro que o Windows, tanto no servidor, quanto no desktop.

Qualquer instalação ou alteração necessária na plataforma Linux, precisará ser aprovado pelo usuário root, que é como um usuário especial do sistema. Sendo assim, a probabilidade de pegar um vírus, ou ter um programa malicioso adicionado é muito menor do que no Windows. Eles só serão adicionados ao sistema caso você autorize com sua senha e nome de usuário.

Compatibilidade com Hardware

O Linux além de leve, rápido e flexível, funciona normalmente em praticamente todos os computadores. Não importa muito qual modelo seja o computador ou o processador utilizado pela máquina, no caso de computadores mais antigos, você pode escolher uma distribuição Linux mais leve.

Além disso, o Linux pode ser modelado para necessidade de empresas. Pode modificar suas configurações para apenas os serviços que são necessários. Isso liberará um espaço maior da memória do sistema, e o deixará ainda mais rápido.

Liberdade

Como o Linux é um sistema open source, você estará livre para, alterar o código fonte do sistema e deixar com características necessárias para o seu trabalho.

É devido a essa liberdade que existem diversas distribuições Linux.

Baixo custo

Como o Linux e os programas o acompanham na maior parte das distribuições são softwares Livres, você pode copiar e instalar livremente sem precisar comprar o sistema e sem se preocupar com licenças de software e possíveis multas pelo uso de software pirata em empresas.

Várias empresas famosas utilizam o sistema Linux, entra elas, podemos destacar o site de buscas Google.