O Instagram mudou!

Blog

O Instagram mudou!

O Instagram anunciou nesta quarta-feira (11) uma mudança radical na identidade visual do serviço. De uma só vez, ele alterou o ícone que tanto caracterizava o aplicativo, além de confirmar mudanças na interface do usuário. Atualizações disponíveis nos apps mobile já apresentam todas as modificações e a versão web da rede social também mudou.

Segundo a empresa, a cara nova da marca foi inspirada pelos próprios usuários — o app passou de um simples lugar de compartilhamento de fotos para uma comunidade diversificada e cheia de diferentes expressões. Assim, o objetivo da alteração era manter o mesmo espírito original do serviço, mas deixar claro que o Instagram está de braços abertos para o futuro.

A nova logo traz a paleta de cores do arco-íris presente nos ícones anteriores, mas agora elas fazem parte de um gradiente no fundo da imagem. A câmera não tem mais aquele aspecto antigo, mas ainda se parece com uma máquina fotográfica o suficiente para ajudar na identificação do app.

O vídeo acima explica exatamente como foi o processo de teste e criação da nova identidade visual, com todas as experimentações e tentativas. Eles optaram por um ícone “flat” e removeram aspectos datados para combinar reconhecimento — afinal, o usuário ainda precisa identificar que aquele é o Instagram logo de cara — com versatilidade.

A nova interface

O esquema em preto e branco não chama atenção, que deve ser toda da foto.

O Instagram também iniciou oficialmente a utilização da nova interface, que já estava em fase de testes e disponível para vários usuários. O visual colorido e carregado deu lugar a ícones, botões e menus em preto e branco, deixando a tela mais limpa e fazendo com que o verdadeiro “brilho” esteja nas cores de fotos e vídeos postados.

Mudança em família

As velhas e novas logos em comparação.

Os apps da família do Instagram também mudaram. Layout, Boomerang e Hyperlapse, que adicionam funções extras ao serviço e tinham ícones que pouco os representavam, agora estão de acordo com a nova identidade visual. O padrão de cores está coeso e eles agora exibem um desenho que simplifica melhor a função de cada um.

O que você achou das mudanças, comente aqui em baixo, queremos saber sua opinião.