Popularidade das Hashtags – Instagram

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Popularidade das Hashtags – Instagram

Depois que definimos o tema das hashtags que iremos usar em nossas postagens, a primeira coisa que devemos levar em consideração é a popularidade das mesmas.

Para simplificar, gostamos de dividir as hashtags em categorias de popularidade:

  • Mega Populares – São aquelas que tem mais de 1 milhão de publicações.Normalmente são bastante abrangentes (#love , #amazing , #style ) ou simplesmente abordam um tema que é muito popular no Instagram (#tagsforlikes, #follow4follow , #instagood).Apesar de você ganhar alguns likes em pouco tempo com elas, o público não será nem um pouco segmentado e o fluxo de postagem é gigante, em questão de segundos após sua postagem a imagem praticamente sumirá da lista de postagens daquela hashtag.
  • Muito Populares – Consideramos aquelas hashtags que têm entre 500 mil a 1 Milhão de publicações.Os temas já são bem variados, e é com essa média de curtidas que você encontrará a maioria das hashtags mais populares da maioria dos temas.O tempo de vida da sua postagem será curto também, com um público ainda pouco segmentado.
  • Populares – Aqui chegamos numa faixa entre 100.000 a 500.000 publicações. É nessa faixa onde vimos que é mais interessante você usar hashtags populares.Os temas já são um pouco mais específicos, e suas postagens terão um tempo de vida maior do que as Muito e Mega Populares, você receberá likes em pouco tempo e seu público já será mais segmentado.
  • Específicas e Relevantes – Essas são as hashtags que você deve mais usar, ainda mais quando se trata de negócios no Instagram.Consideramos específicas e relevantes as hashtags que tem uma média de 20.000 a 100.000publicações.Além de serem, normalmente, hashtags com temas mais específicos, elas possibilitam que sua postagem fique muito mais tempo bem colocada na lista de publicações.Normalmente quando uma pessoa está buscando um produto ou um serviço no Instagram, ela se depara com essas hashtags no seu processo de busca.Assim podemos dizer que essas hashtags te trazem um público muito mais segmentado, onde a chance de você converter um seguidor em cliente será muito maior.
  • Outras – Não vamos dizer que as hashtags dessa categoria não são importantes.Todas as hashtags já tiveram menos de 20.000 publicações.Aqui você encontrará hashtags muito específicas, hashtags próprias e hashtags que não tem tanta relevância.Hashtags que começam a bombar que estão nessa faixa são interessantes de serem usadas, principalmente se ela começou a bombar há pouco tempo.

Usando diferentes tipos de popularidade.

Já vimos que as melhores hashtags para usarmos são as específicas, mas para uma estratégia mais efetiva não vamos usar só elas, vamos usar as populares também.

Uma fórmula que simplifica e deixa bem mais fácil de decorar é a formula:

1/3 populares e 2/3 específicas

Mas porque usar algumas populares já que as específicas são bem melhores?

Por causa da Prova Social. Sabemos que as pessoas têm tendência a buscar aprovação em suas próprias ações quando veem que alguém já fez aquilo que elas estão planejando fazer, isso é a Prova Social de forma bem resumida.

Logo, quando você usa uma hashtag popular, por mais que a sua postagem fique pouco tempo na lista de publicação você receberá alguns likes rapidamente.

Por mais que os likes sejam artificiais e não segmentados, o seguidor qualificado que está buscando um produto ou um serviço relacionado ao seu negócio terá uma maior predisposição de dar mais atenção à sua postagem.

  • Quando for escolher seu 1/3 de hashtags populares, priorize as da categoria Populares (100.000 a 500.000).Se decidir usar alguma das categorias Muito ou Mega, use poucas.
  • No seu 2/3 de específicas priorize as Específicas e Relevantes.Se for usar hashtags da categoria Outras, busque usar uma que esteja bombando e/ou sua hashtag própria (caso tenha).