Telefone Phone2Business – Problema ao receber ligação VOIP

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Telefone Phone2Business – Problema ao receber ligação VOIP

Olá pessoal,

Há tempos vinha com um problema o telefone ph-200, Phone2Business com conta voip configurada de outra operadora como locaweb, antiga falevono, solutionsvoip, hiperphone, justvoip dentre outras não funciona para receber chamadas apenas para realizar, fato é que sempre que ligava pra o ramal ou linha a qual este aparelho estava vinculado dava como se estivesse ocupado.

Na verdade este é um bloqueio no firmware do aparelho, bloqueio este que conseguimos resolver então quero compartilhar com vocês os passos para fazerem o mesmo e não mais descartarem seu PH-200 da Phone2business. Uma informação importante são alguns passos e o último é determinante você tem que usar a atualização de firmware correto pois internamente este aparelho é Yealink, então tem que baixar a correta e atualizar. Seguem os passos:

1 – Habilitar Telnet:

http://enderecodeip/cgi-bin/ConfigManApp.com?Id=10

No caminho acima substitua enderecodeip pelo ip do aparelho, depende de como ele está configurado se for dhcp clique em OK no aparelho mesmo que lhe mostrará o IP.

Acessar pelo putty.exe ou qualquer outro programa de conexão telnet na porta 23
login: admin
senha: admin

2 – Alterar a senha de root:

Apos acessar o terminal, localizar o arquivo “shadow” que fica dentro da pasta /etc (será necessário o mínimo de conhecimentos em Linux para este procedimento, estamos à disposição) nesse arquivo fica armazenado as senhas dos usuários, faça a seguinte alteração:

Antes: (arquivo original)
root:$1$83hUAZ/2$GKlGOZlepa6eikA6mfG1l/:11876:0:99999:7:::
admin:DP7Kg4tE0Y9rs:11876:0:99999:7:::
guest:yNrLEAqNXnTBo:11876:0:99999:7:::

Depois: (deixe-o desta forma)
root::12581:0:99999:7:::
admin:DP7Kg4tE0Y9rs:11876:0:99999:7:::
guest:yNrLEAqNXnTBo:11876:0:99999:7:::

Saia e salve as alterações, o que foi feito é deixar a senha do usuário root em branco.

3 – Logar novamente:

Depois de alterado a senha do root, logar então com o usuário: root e senha: sem senha, em branco mesmo.

4 – Aletar arquivo swprotect.cfg

Edite o arquivo swprotect.cfg usando o seguinte comando:

vi /yealink/config/Setting/swprotect.cfg e altere o seguinte parametro:
[ sw_ver ]
sw_protect = 1

para
[ sw_ver ]
sw_protect = 0

O arquivo sw_protect e o responsável por não aceitar a troca do firmware, feito isso basta digitar os comando:
:wq

Estes parâmetros são para salvar e sair, após reinicie o aparelho ou pelo firmware mesmo ou desligue-o e ligue-o novamente.

5 – download firmware:

http://www.maxjefferson.com/downloads

Baixe o firmware correspondente ao seu aparelho, o link acima é do PH-200 (Phone2Business) que corresponde ao T21 Yealink, descompacte e atualize diretamente pelo navegador, o aparelho sera reiniciado logo após a atualização, feito isso basta acessar novamente o aparelho e pronto